9 dicas de sobrevivência para o mercado Shakeout Blues

Investidores que compraram durante a alta efervescente das commodities agora estão entrando em pânico ou chutando a si mesmos. Nenhuma das atividades ajuda um investidor ou trader a pensar direito. Abaixo estão algumas dicas para lidar com o abalo atual do mercado.

1. Se você acredita que investiu na(s) ação(ões) certa(s), desligue o computador e faça algo agradável. O exercício é um grande apaziguador do esforço. O mercado já começou sua agitação. Se você não foi interrompido ou não conseguiu fazer paradas anteriores, sua melhor oportunidade está à frente para pegar ações adicionais a um preço muito mais baixo. A maioria dos especialistas que entrevistamos nos diz que o próximo rali deve começar em algum momento entre o final de julho e o Dia do Trabalho. Em uma tentativa de entrevistar o guru do urânio James Dines no final de maio, nos disseram: “Ligue de volta em alguns meses”. Essa foi uma pista útil de que os mercados não eram nada empolgantes. O Sr. Dines está sempre ansioso para ser entrevistado, mas recentemente não estava.

2. Você acredita que os fundamentos que geraram o boom das commodities mudaram? Se não o fizeram, então a alta está apenas tomando fôlego. Não vemos nenhuma mudança fundamental nos mercados. A Rússia ainda quer energia nuclear, e sua produção de petróleo pode estar chegando ao pico. A China não anunciou o fim de seu programa de expansão nuclear. A Índia quer gastar US$ 40 bilhões em novos reatores nucleares. Se você está investido em ações de urânio, o urânio spot saltou outro dólar para US$ 45/libra na semana passada. Dificilmente o fim do mercado de touro.

3. Se você se preocupa com seu investimento em uma ação ou outra, então pare de observar o ticker e concentre-se nos fundamentos da empresa. A história ainda é verdadeira ou mudou? Veja #7 A, B e C abaixo.

4. Existe um velho clichê de que a hora de comprar é quando você sente vontade de jogar tudo o que tem na categoria. No momento exato em que você deseja vender todo o seu portfólio de ações de urânio, pode ser mais sensato aumentar suas participações. Isso se aplica principalmente ao investidor de varejo. A maioria dos profissionais despejou no topo e agora está acumulando lentamente as ações dos ingênuos que esperaram até a liquidação para começar a vender.

5. Ocorreu um grande evento que abalou a terra? O último ciclo de touro em urânio terminou com Three Mile Island (TMI). O último rali decente nos mercados de metais preciosos caiu de um penhasco depois que foi descoberto que a Bre-X Minerals havia perpetrado uma fraude sobre sua "descoberta" de ouro na Indonésia. Algo significativo e digno de notícia sempre transparece, e também é de longo alcance. Esse é o gatilho. Tal como acontece com TMI e Bre-X, esses foram os primeiros tiros que lançaram uma reação em cadeia posterior para acabar com esses mercados em alta.

6. Antes de puxar o gatilho de venda, pergunte a si mesmo: eu realmente quero entregar essas ações a um caçador de pechinchas, que vai fazer uma matança com minhas perdas?

7. Como a maioria de vocês ainda entrará em pânico, revise os seguintes fundamentos para qualquer uma das empresas de urânio sobre as quais você leu:

A) Quanto dinheiro a empresa tem no banco? Durante shakeouts, o dinheiro é rei. As empresas prescientes, que completaram seus financiamentos durante o recente e robusto rali, estão bem. Eles podem resistir à tempestade de curto prazo e estão bem preparados para seguir em frente quando essa correção chegar ao fundo e reverter. Essas empresas são as mais fortes para verificar quando essa correção parece mais sombria.

B) A gestão permaneceu a mesma? A menos que as principais pessoas financeiras e/ou técnicas tenham explodido a porta, nas últimas semanas, a história provavelmente não mudou muito. As empresas que construíram uma equipe técnica forte são resilientes e poderosas. Eles vão seguir em frente.

C) As propriedades estão secas? Uma das razões pelas quais você investiu em uma empresa de urânio foi porque ela anunciou que tinha “libras no chão”. Algumas empresas têm mais do que outras. Alguns se deram ao trabalho de completar um Instrumento Nacional 43-101, que confirmou independentemente a quantidade e a qualidade do recurso de urânio. Se isso mudasse – e a empresa anunciasse: “Desculpe, afinal não há nada”, ou anunciasse: “Ei, estávamos brincando”, isso é uma coisa. Se você não ouviu isso, ou leu um comunicado de imprensa anunciando isso, então o urânio não foi embora ou se mudou para a propriedade de um concorrente. Ainda está lá.

Da próxima vez, quando os mercados estiverem em alta e você sentir que ganhou na loteria, considere este conselho bíblico. A velha piada diz: “Quando Noé construiu sua arca?” A resposta, claro, é: Antes de começar a chover.

Deseja comprar este domínio?

Entre em contato conosco em nossa página de contato!